Sintomas da TPM

As melhores dicas para você diminuir os sintomas da TPM

Um dos problemas mais comuns entre nós, mulheres, é a tensão pré-menstrual. Cólicas, dores de cabeça e na lombar, irritabilidade, tristeza, alterações de humor e retenção de líquidos são somente alguns dos diversos sintomas da TPM que a gente sofre todos os meses antes da menstruação. Guerreiras que fala, né?

Foto: Sasun Bughdaryan na Unsplash/Reprodução.

Para evitar que esses sintomas interfiram na sua rotina e bem-estar, a boa notícia é que existem algumas formas de combater a TPM e tornar esse período um pouco menos desafiador, que podem fazer com que você conviva com ela sem maiores desconfortos.

Como enfrentar e aliviar os sintomas da TPM?

Bora para algumas dicas simples, mas essenciais, para enfrentar esses dias difíceis com mais leveza?

Beber bastante água

Além de estimular os rins a trabalhar mais e eliminar o sal do organismo, a água auxilia no combate do inchaço e retenção de líquidos e contribui com o bom funcionamento do seu intestino. A bebida também pode auxiliar no alívio de sintomas como o cansaço em excesso e combater o surgimento de acne na sua pele.

Praticar atividades físicas

O exercício físico é um grande aliado de quem quer combater a cólica sem precisar recorrer a medicações, pois eles liberam endorfinas, que possuem ação analgésica e ajudam a ativar a circulação, tirando o foco do útero e dos ovários.

Além disso, a prática regular de atividade física diminui a ansiedade e irritabilidade, que são sintomas da TPM muito comuns. Atividades mais leves e baixa intensidade, como caminhadas, danças, ioga, pilates e alongamentos são as mais indicadas para essa fase.

Você pode também seguir a sua rotina de exercícios intensos normal, como musculação ou corrida, por exemplo. O importante aqui é você sempre escutar os sinais que o seu corpo te dá, e não forçar fazer nada pesado que vá te trazer ainda mais desconforto, combinado?

Se alimentar corretamente

Uma alimentação correta é fundamental para combater os sintomas da TPM.

Alguns itens como linhaça, banana, espinafre, soja, gergelim e frutas são ricos em diversos nutrientes que ajudam a diminuir a retenção de líquidos e o inchaço do corpo, diminuem a contração das cólicas e, também, combatem a irritabilidade e ansiedade.

Alimentos ricos em ácidos graxos e magnésio, como as castanhas, também contribuem com a desinflamação do organismo e previnem as cólicas menstruais.

Já as bebidas alcoólicas, chá preto, cafés e refrigerantes devem ser evitados, pois elas intensificam as suas dores de cabeça, aumentam a irritabilidade e podem causar insônia. Já não basta ter esses sintomas horrorosos, ninguém aqui precisa ainda ficar sem dormir direito, não é?

Além disso, outra boa dica é você reduzir o consumo de sal, já que ele ajuda a reter líquidos no seu organismo.

Reduzir o estresse

Para diminuir os sintomas da TPM ao máximo, é muito importante que você ao menos tente manter uma rotina tranquila e livre de problemas – sabemos que não podemos controlar os problemas que chegam, mas podemos controlar a forma que lidamos com eles, e isso é o que vai fazer toda a diferença no seu bem-estar.

Mantenha o seu corpo descansado, tente dormir no mínimo 8 horas por dia, e invista em estratégias de relaxamento para reduzir a sua ansiedade, insônia e dores de cabeça, como os exercícios de respiração profunda, que pode acreditar, fazem milagres no seu corpo e na sua mente.

A meditação e a massagem são outras boas opções para aliviar o seu estresse durante esses dias. Sim, agora é a hora de abusar da boa vontade do mozão, das amigas e ou da família e dar a desculpa perfeita para que eles façam uma boa massagem em você.

Sabemos que os sintomas da TPM podem variar bastante de mulher para mulher, mas de qualquer forma todos costumam ser bastante incômodos. Ao aplicar estratégias como essas, você vai se permitir cuidar do seu bem-estar e enfrentar o período com mais conforto e tranquilidade. Estamos juntas!

Foto de Capa: Yuris Alhumaydy na Unsplash/Reprodução.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *