13. #PapoÍntimo com Fernanda e Marcella Kanner

No 13º episódio do podcast Papo Íntimo, Sandra Chayo recebeu as irmãs Fernanda e Marcella Kanner. Um momento de discussões muito importantes como o papel social da moda, maternidade e educação dos filhos e a história do avô delas, que é fundador da Riachuelo.

Qual a história do fundador da Riachuelo?

O avô das convidadas, Nevaldo Rocha, nascido em Caraúba, fundador da Riachuelo, tem uma história muito inspiradora e de superação.

Com 12 anos embarcou para Natal com o pouco dinheiro que havia conseguido juntar, com o objetivo de se encontrar com o governador, esse desejo foi fruto de uma conversa de sua mãe em uma quermesse, onde ouviu que poderia contar com o governador para o que precisasse, e assim ele fez.   

Mudou-se para lá e conseguiu emprego com sua ajuda, um pensionato para ficar, aprendeu inglês com soldados na época da 2º guerra mundial.

Logo depois fundou o Grupo Guararapes e depois reinvestindo seu dinheiro, e apostando em uma confecção própria. E, posteriormente, adquire as lojas Riachuelo. 

Essa história é contada no podcast com muitos detalhes e com muito amor pelas irmãs, que demonstram todo respeito e admiração por sua trajetória e destacam a importância sociais dessas escolhas e os valores que a marca familiar carrega.

Marcella e Fernanda Kanner, quem são?

As irmãs, apesar de ter uma personalidade super diferente, agregaram muito com suas considerações sobre vários assuntos muito relevantes e atuais. Marcella é uma profissional muito ativa na Riachuelo e conta como se envolveu com esse processo. Na época ela fazia faculdade e estava começando o departamento de moda da loja, e começou a trabalhar como assistente neste setor. 

Depois anda trabalho no setor de marketing e publicitário e hoje é head de Comunicação Corporativa e de Marca da Riachuelo.

No episódio ela conta muito sobre esse processo de aprender a separar as coisas, porque trabalhar em uma empresa familiar carrega essa responsabilidade e essa associação familiar, conta que sofria com a síndrome de impostora, e sentia no início dificuldade em enxergar seus méritos. 

E conta o que levou ela a desenvolver nesse sentido e ressignificar sua posição, contando da importância de fazer as coisas com amor e paixão e que sempre teve essa ligação com a empresa. 

Fernanda optou por seguir um caminho completamente diferente e está para se formar em medicina. 

Ela conta que acabou passando na faculdade ”sem querer” ao acompanhar uma amiga no vestibular e hoje segue estudando a área. 

Sua vontade é fazer uma pós no exterior na área da medicina integrativa e seguir atuando aqui no Brasil nessa área. Sandra Chayo conta também sua familiarização com a medicina integrativa e ressalta sua importância. 

Fernanda é muito ativa no instagram com dicas, e possui uma  linguagem muito próxima com seu público no instagram. E ela gosta muito desse feedback. É muito curiosa e sabe falar sobre os mais diversos assuntos e estudar coisas novas.

Por que Fernanda Kanner decidiu excluir o Tik Tok de sua filha com mais de 2 milhões de seguidores?


Um assunto muito interessante que surge no podcast é a grande polêmica que levou Fernanda à uma entrevista ao Fantástico para falar sobre o assunto: os limites que os pais devem impor ao uso de redes sociais. É um assunto de extrema relevância e muito pouco falado até então. 

Fernanda conta que a decisão foi tomada quando percebeu que sua filha estava virando um personagem e sentia muita pressão para produzir esses conteúdos, atrapalhando inclusive sua vida escolar. 

Sandra Chayo ressalta que a atitude demonstra coragem por parte de Fernanda ao trazer esse debate relevante para tantos pais e educadores. No episódio Fernanda dá mais detalhes sobre o acontecimento e a proporção que essa escolha tomou.

Qual o papel social que a Riachuelo ocupa?

Outro assunto muito falado no episódio foi os valores, que tanto a HOPE, quanto a Riachuelo mantém, como a posição de optar pela indústria e a confecção própria de suas peças, gerando assim muito mais empregos e fortalecendo os valores e posicionamento da marca no mercado. 

Marcella conta que pelas situações passadas por seu avô, ele sempre manteve essa inclinação a esses assuntos e isso sempre o moveu. 

Outro assunto de destaque é o fato de Marcella e Sandra Chayo não serem CEO das empresas familiares onde são a terceira geração, e falam sobre a importância de deixar o ego de lado e confiar na experiência de pessoas que são mais competentes para cada cargo.

No episódio também são abordados outros assuntos, como o papel da moda no Brasil, as questões ambientais e a importância de estar ligada à esses debates.

Como foi o processo de lidar com grandes marcas internacionais?

Marcella conta um pouco da sua experiência ao fechar collabs com grandes nomes de  marcas internacionais, como por exemplo a Donatella Versace. 

Ela fala sobre essa parceria especificamente por ter uma história bem legal por trás dos bastidores, além de ser um grande feito para a marca, Marcella estava grávida durante o processo de criação e desenvolvimento do projeto, e para ter bebê no momento do desfile, momento em que teve que assisti-lo de cadeira de rodas.

Marcella também fala bastante no episódio sobre a trajetória que percorreu nesse setor de moda e estilo e no marketing. Unindo os dois e conseguindo trazer realizações incríveis para a Riachuelo.

Se você se interessou pela conversa, confira mais detalhes no episódio 13 do Papo Íntimo, e siga o perfil @papointimo.podcast no Instagram para ficar por dentro do lançamento de novos episódios.


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