MAES
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Modeladores: para além da estética

Hoje, os modeladores ganham espaço no guarda-roupa e no coração das mulheres – seja para corrigir a postura, não marcar roupas justas ou como protagonista do look. 

Os modeladores são uma evolução dos espartilhos?

Pode-se dizer que sim, mas com contextos e usos diferentes. A história das roupas íntimas é a história dos padrões de comportamento e da relação das mulheres com seus corpos.

Há anos os espartilhos simbolizavam formas de controle para um padrão estético. Os primeiros, aliás, surgiram no século XVI, confeccionados com:

  • hastes de ferro;
  • madeira;
  • ou marfim;
  • pesando quase um quilo.

No século XVIII, tornaram-se um pouco mais flexíveis com o uso de barbatanas de baleia em suas hastes, mas estavam longe de ser confortáveis. 

E quantas vezes não vimos em séries e filmes ambientados no século XIX, mulheres que precisavam de ajuda para vestir o espartilho, de tão apertado que precisava ficar?

Nesta época, o ideal de beleza era ter uma cintura finíssima, conhecida como “cintura de vespa”.

Ao longo da história, o espartilho passou a representar uma época de restrição das mulheres, que ficavam limitadas aos afazeres domésticos com movimentos e papéis sociais reduzidos. 

Quando os espartilhos foram deixados de lado?

Com a ida dos homens à guerra, no início do século XX, as mulheres passaram a exercer novas atividades e precisaram de vestimentas mais leves e confortáveis. Assim, os espartilhos deixaram de ser usados. 

A virada de chave

Os espartilhos voltaram a aparecer com mais evidência nos anos 90, quando Madonna usou espartilhos futuristas em sua turnê Blond Ambition World Tour.

O figurino, idealizado pelo estilista francês Jean­ Paul Gaultier, transformou o uso das roupas íntimas, que passaram a aparecer na composição de looks. 

Pensados para as novas necessidades das mulheres no mercado de trabalho e para o uso como outwear, os modeladores passaram a ser confeccionados.

Prezando pelo conforto e formas de uso, o body modelador não é centrado apenas em um padrão de beleza. Tudo isso, sem deixar de lado a estética das peças, que ganharam renda, tule e tecidos confortáveis. 

Links dos produtos dessa imagem:

Como compor um look com modeladores?

Separamos algumas referências para você se inspirar, mas lembre-se: explore a sua criatividade e seja você mesma! É sobre bem-estar.

Hoje, os modeladores são aliados das mulheres. Versáteis, são peças-chave para ter no guarda-roupa, já que o uso vai desde uma opção que não marca em roupas mais justas até como elemento central na composição do look. 

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: