O que você precisa saber sobre empoderamento feminino

O termo empoderamento feminino é um assunto que está sendo muito difundido nos últimos anos. Ele defende que é possível elevar o status das mulheres com a conscientização de seus direitos, educação e poder de escolha.

O que é empoderamento feminino?

O empoderamento das mulheres é um movimento dentro do feminismo que consiste na consciência coletiva de que as mulheres:

  • podem e devem fazer o que elas quiserem;
  • devem defender suas ideias e seus direitos;
  • além de lutarem contra o machismo.

Entenda neste conteúdo mais sobre o que é empoderamento feminino, seja no dia a dia, no trabalho ou até mesmo na moda.

O significado por trás do termo

Segundo o dicionário Michaelis, empoderamento é a “ação coletiva desenvolvida por indivíduos que participam de grupos privilegiados de decisões. (…)

Um processo pelo qual as pessoas aumentam a força espiritual, social, política ou econômica de indivíduos carentes das comunidades, a fim de promover mudanças positivas nas situações em que vivem.

Implica um processo de redução da vulnerabilidade e do aumento das próprias capacidades”. 

A origem do termo

Esse termo não existia até pouco tempo atrás. Sua origem está no termo em inglês empowerment, um conceito que surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, a partir de um movimento que buscava debater a igualdade racial e a defesa dos direitos da população negra.

Com o tempo, o termo passou a ser usado para defender a igualdade de gênero e a maior participação das mulheres em diferentes setores da sociedade, como:

  • política;
  • economia;
  • liderança de empresas;
  • debates públicos.

Qual é a importância do empoderamento feminino na sociedade?

Com todo o conceito por trás do empoderamento feminino em mente, já é possível entender qual é a sua importância, não é? O movimento pretende simplesmente:

  • encorajar as mulheres a defenderem seus direitos;
  • realizarem seus sonhos e vontades;
  • tomarem suas próprias decisões, rompendo padrões impostos pela sociedade.

Não existe um padrão para uma mulher empoderada: empoderamento é simplesmente ter o poder de escolha, se libertando daquilo que a sociedade impõe sobre “ser mulher”. 

O conceito define o poder de escolha para trabalhar dentro ou fora de casa, no emprego que preferir; de vestir o que te faz sentir mais confortável, de defender suas ideias e inspirar outras mulheres.

Quais são os pilares do empoderamento feminino?

Um dos pilares do empoderamento entre as mulheres é a liderança feminina. De acordo com a pesquisa “Estatística de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgada pelo IBGE em 2021:

  • as mulheres ocuparam apenas 37,4% dos cargos gerenciais no país;
  • receberam apenas 77,7% do rendimento dos homens em 2019.

As mulheres demoraram para ter o direito de trabalhar fora de casa. As primeiras normas brasileiras de proteção ao trabalho feminino surgiram apenas com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943.

As consequências disso repercutiram por muitos anos. Em 2018, só 61% das empresas tinham mulheres no comando de áreas ou departamentos.

Empoderamento de mulher negras e transexuais

Essa luta pode ser ainda maior quando estamos falando de diferentes segmentos da sociedade. No caso do empoderamento feminino negro, além da desigualdade de gênero, ainda existe o racismo.

Para mulheres transexuais, a realidade também é dura, já que, junto com a  desigualdade em relação aos homens, elas sofrem com o preconceito devido à identidade de gênero.

A mulher no mercado de trabalho

É fundamental que cada empresa faça a sua parte para contribuir com a representatividade e o empoderamento feminino no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades iguais e desenvolvendo suas funcionárias para o crescimento da carreira.

No Grupo HOPE, por exemplo, as mulheres somam 85% do número de colaboradores e 76% dos cargos de liderança. Essa é uma das formas de trazermos empoderamento à nossa marca e levar esse movimento às nossas clientes.

Karen Sarfaty, Daniela Chammah e Sandra Chayo, diretoras do grupo e irmãs

Romper padrões de beleza é uma das formas de empoderamento feminino?

Além do mercado de trabalho e da presença feminina em debates públicos, romper padrões de beleza e de vestimenta impostos pela sociedade é se empoderar também.

Por muitos anos, o corpo feminino é julgado, seja ele como for: um corpo gordo é considerado fora dos padrões, enquanto um muito magro também gera comentários maldosos, associado à magreza e a distúrbios alimentares, por exemplo.

Tamanho dos seios, do bumbum, da cintura e a presença de estrias e/ou celulites: tudo isso é observado e julgado pela sociedade.

Body positive

Você pode e deve amar seu corpo do jeitinho que ele é. Por isso, muitos movimentos “body positive” começaram a surgir, seja para enaltecer a beleza de todos os corpos, normalizar as estrias e celulites e ressaltar que existem diferentes biotipos.

Dentro desse movimento, nós, da HOPE, fomos umas das primeiras marcas a parar de retocar as fotos de campanhas publicitárias e lançamentos de produtos com o objetivo de mostrar corpos reais e que gerem identificação com você, nossa HOPE Lover!

Links dos produtos dessa imagem:

Mostre sua força

Nós defendemos que as mulheres têm o direito de se vestir com lingeries que ressaltam sua beleza e bem-estar. Não existe um estilo de peça ideal para um tipo de corpo, sabia?

Todas ficam lindas em todas as mulheres: o segredo é você se sentir bem com o que decidir vestir. Sejam peças rendadas, com transparência, lisas, feitas em tecidos confortáveis, como a microfibra e o modal: a escolha é sua! 

Também queremos que você continue nessa luta por empoderamento ao nosso lado, amiga!

Por isso, não deixe de acompanhar o blog Loucas por Lingerie para conferir mais conteúdos sobre feminismo, sexualidade e autoestima. Se gostou do conteúdo, compartilhe com as suas amigas. Estamos juntas nessa!

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: