lançamentos
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Como lavar calcinha: 7 cuidados que você precisa ter

como lavar calcinha

Saber como lavar calcinha parece algo muito simples, mas envolve cautela. Isso porque, além de ser uma peça super delicada, ela está em contato direto com a região íntima.

Como lavar calcinha?

Há sete cuidados essenciais para você saber como lavar calcinha corretamente e deixar a sua peça com cara de nova por mais tempo. Vamos juntas?

1. Evite lavar calcinha no banho

Lavar calcinha no banho: pode ou não? Este hábito está muito presente na vida de várias mulheres, afinal, é superprático higienizar a lingerie no chuveiro, porém, saiba que isso não é o mais recomendado.

Isso porque, no chuveiro, é comum usarmos shampoo ou sabonete corporal para limpar a calcinha. No entanto, esses produtos não são capazes de higienizar completamente o tecido.

Além disso, ao ficar pendurada no box, a calcinha pode entrar em contato com bactérias e fungos, já que o banheiro é um ambiente mais úmido e com pouca luz solar.

Então, caso tenha uma rotina muito agitada e queira lavar a calcinha no chuveiro, lembre-se de usar produtos certos (falaremos sobre isso mais adiante) e deixar a peça secar naturalmente, em um ambiente arejado!

2. Evite misturar calcinhas com outras peças

Uma das dicas de lavagem é separar as calcinhas das outras roupas. Ao misturar tudo na máquina, ou no cesto de roupa suja, aumenta-se o risco de a lingerie entrar em contato com bactérias presentes em blusas, calças, casacos e outros itens.

Esse é um cuidado essencial para manter a saúde íntima em dia. Afinal, lavando as calcinhas separadamente do restante das roupas, diminuímos o risco de infecções. Fica a dica!

Link do produto dessa foto: Calcinha Fio Dental

3. Use sabão neutro ou com propriedades bactericidas

Você sabe qual melhor sabão para lavar roupas íntimas? Para evitar possíveis alergias, a opção mais adequada é o sabão neutro.

Outra possibilidade é utilizar um produto com propriedades bactericidas específicas para tecidos ou roupas íntimas.

No caso das calcinhas da HOPE, você pode encontrar na página do site e na etiqueta de cada produto a orientação sobre como lavá-lo.

4. Lave peças delicadas à mão

Uma das maiores dúvidas é sobre lavar calcinha na máquina ou à mão. Peças mais delicadas, que possuem renda e tule.

Por exemplo, sempre devem ser lavadas manualmente. Isso garante que a lingerie mantenha a qualidade por ainda mais tempo.

Caso sua rotina seja muito agitada, uma alternativa é usar um ciclo específico para roupas delicadas na máquina de lavar. Nesse caso, é muito importante não usar amaciante nem alvejante.

O primeiro produto contém químicos que podem causar reações alérgicas. Já o segundo não é recomendado, porque pode manchar ou desbotar as calcinhas de cores mais intensas, como as nossas em Vermelho Zaire e Amarelo Paraná, por exemplo.

5. Deixe secar naturalmente em local arejado

Além da higienização, é fundamental secar a calcinha da forma correta. Para isso, evite usar secadoras e prefira pendurar sua peça em um varal, na vertical.

Deixe secar por gotejamento, ou seja, com a água escorrendo pelo tecido em vez de torcer ou centrifugar.

Recomendamos que as nossas calcinhas fiquem penduradas na sombra, em local ventilado. Não se esqueça de guardá-las na gaveta somente quando estiverem totalmente secas, combinado?

Link do produto dessa foto: Calcinha Biquíni Happy

6. Evite passar a calcinha a ferro após lavagem

Depois da secagem, é comum usarmos o ferro para passar as roupas, mas as calcinhas não devem passar por esse processo!

Se você seguir todas as etapas de como lavar calcinha do jeito certo, não é necessário usar o equipamento para deixar as peças ainda mais secas ou higienizadas.

Além disso, passar a ferro ou usar vaporização pode danificar peças mais delicadas, como as que possuem renda, por exemplo. Então, prefira secar totalmente e já guardar o item para uso posterior.

7. Fique sempre de olho na etiqueta da calcinha

E você sabia que a maioria das informações que passamos podem ser encontradas nas etiquetas de cada uma das suas calcinhas?

Lá, você encontra símbolos de lavagem que indicam os cuidados necessários com as lingeries e todos os outros itens da moda.

Lembre-se: essas dicas também valem para as calcinhas absorventes e reutilizáveis da coleção Flow, viu? Nesse caso, o ideal é que elas sejam lavadas imediatamente após o uso ou em até 12 horas, no máximo.

Você pode tirar o excesso de fluxo no chuveiro e lavar as peças à mão ou na máquina, em modo delicado, com sabão neutro e água morna (até 30ºC), sem alvejante e amaciante.

A secagem deve ocorrer em local arejado e livre de umidade e não é recomendado que sejam passadas.

Link do produto dessa foto: Calcinha Biquíni Happy

A higienização correta é essencial

Agora que você já sabe tudo sobre como lavar calcinha, que tal conferir os cuidados na lavagem de sutiãs? Assim como a parte de baixo, essa lingerie precisa de hábitos específicos de higienização!

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: