MAES
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

5 passos para valorizar os laços pessoais e fortalecer a amizade

Como estar presente durante o momento do diagnóstico e do tratamento do câncer de mama.

A amizade é um dos pilares fundamentais ao atravessar um câncer. A parceria permite que exista ajuda concreta no cotidiano (que amiga você levaria junto na hora de escolher lenços, chapéus e perucas?) e também permite criar uma narrativa própria sobre a doença, processo vital em termos de saúde psíquica.

Qual é a lição de vida e amizade sobre o câncer de mama?

“Aprendi que, mais do que qualquer coisa, câncer é sobre histórias e amizade”, diz um depoimento publicado no blog “Well”, do jornal The New York Times.

“Ao contar nossas histórias e recusar o silêncio, negando esconder-se atrás do estoicismo, nos apropriamos delas, e talvez tenhamos uma chance de nos entender. São nossas histórias, e devemos insistir nisso”.

Conheça a calcinha que abraça o corpo com conforto com suas laterais largas e material em microfibra:

Link para o produto desta foto: Calcinha com laterais largas em microfibra

Como fortalecer o laço de amizade com a descoberta de um câncer de mama?

Veja a seguir 5 passos para não só fortalecer a amizade, mas também para ser importante e presente na vida de uma amiga que descobriu a doença.

1º — Acima de tudo, saiba escutar

Não diga coisas como “você precisa se animar” ao ouvir sobre preocupações e tristeza. Separe sua dificuldade em lidar com sentimentos duros da dificuldade da amiga em questão. Talvez ela precise apenas falar e ser escutada.

2º — Não faça perguntas demais

Evite fazer perguntas demais. Interessar-se é diferente de estar meramente curiosa. Pense que pode ser cansativo explicar sobre o tratamento.

Talvez sua amiga queira apenas assistir a um filme ou dar um passeio, sem precisar ter a doença como pano de fundo. O câncer não deve ser tabu, mas também não pode ser o único assunto.

3º — Mostre suas inseguranças

Sinta-se confortável para confessar que, muitas vezes, não sabe o que dizer, tem medo de dizer algo errado, ser invasiva, etc. É preciso que você também se sinta à vontade para mencionar as inseguranças que a doença da amiga desperta em você. Assim, ambas podem achar um espaço sincero para trocas.

4º — Incentive a busca por apoio profissional

Sinalize quanto a procurar suporte profissional. A paciente pode e deve ser amparada por uma rede de amigos, médicos e especialistas em comportamento humano. A carga pode ser muito pesada para uma pessoa só.

5º — Conscientize outras mulheres do seu círculo de amizade

Incentive sua rede de amigas a fazer exames periódicos. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, melhor o prognóstico e as chances de cura. O ideal é fazer visitas ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano.

Fontes: American Cancer Society; Cancer.Net (American Society of Clinical Oncology); Júlia Ribeiro Lamardo, médica.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: