14. #PapoÍntimo com Caito Maia

Sandra Chayo recebe em seu podcast Papo Íntimo o empresário Caito Maia, criador da marca de óculos Chilli Beans. Os dois, que já estiveram lado a lado no Shark Tank Brasil, conversaram sobre empreendedorismo e os diferenciais que os levaram ao sucesso.

 

Como Caito Maia iniciou nos negócios?

Caito Maia contou que começou a empreender por necessidade, porque foi para os Estados Unidos estudar música. No entanto, a carreira ainda não rendia o suficiente para se manter.

Ele encontrou, então, uma oportunidade de comprar óculos em um camelô na Califórnia e começou a revendê-los quando vinha para o Brasil.

Na época, ele não tinha sequer uma empresa e confessa que nem conhecia as regras de tributação.

Os pedidos começaram a crescer e ele viu uma oportunidade ao receber uma encomenda grande de Tufi Duek. O estilista, aliás, adiantou o valor dos produtos para que Caito tivesse o capital para trazer os produtos.

A partir daí, ele abriu uma empresa de importação e passou a atender diversas marcas de moda, como Ellus, Zoomp, entre outras.

14. #PapoÍntimo com Caito Maia
Caito Maia revendia óculos antes de criar sua própria marca, a Chilli Beans. Imagem do Instagram @caitomaiaoficial

Por que a escolha dos óculos?

Caito Maia explicou que a escolha pela venda de óculos, de início, ocorreu porque era um produto com uma boa margem de lucro.

Mas, com o tempo, ele também passou a enxergar o item como um acessório de moda, que também reflete a personalidade de quem usa.

Ele, inclusive, dividiu com Sandra que deseja criar uma campanha que capte a mudança na comunicação corporal das pessoas ao usar um óculos diferente.

Como surgiu a Chilli Beans?

Caito criou a marca Chilli Beans por sentir a necessidade de colocar sua própria identidade nos produtos.

Até então, ele vendia para outras empresas, no modelo private label, ou marca branca, na qual os itens levam a marca de quem compra.

Ele iniciou as vendas no extinto Mercado Mundo Mix, um evento que reunia marcas de moda, bem como, música eletrônica. Os óculos fizeram um grande sucesso, porque se adequavam ao estilo criativo dos visitantes.

Qual foi a primeira loja da marca?

A primeira loja física da Chilli Beans abriu na Galeria Ouro Fino, em 1997. A busca pelo espaço contou com um grande esforço de Caito para atrair outros lojistas e abrir o empreendimento.

Como o Mundo Mix ocorria de forma sazonal, ele precisava de uma forma de ter vendas recorrentes. Anos depois, abriu outra loja em formato de quiosque no Shopping Villa Lobos.

Expansão da marca

A grande expansão da marca ocorreu na década de 2000 com a adesão ao modelo de franquia. Ao contrário da experiência de Sandra Chayo, Caito não contou com uma assessoria para isso e aprendeu quase tudo na prática com seus parceiros.

Diante disso, ele vendeu quase todas as suas lojas próprias, e hoje permanece apenas com duas, localizadas na Oscar Freire, em São Paulo. As demais, que passam de 1500 unidades, são todas de franqueados.

Como Caito Maia adaptou seu modelo de franquia?

Na entrevista, Caito Maia revelou que fez algumas adaptações no formato de franquia, com base nas dores de seus parceiros.

Uma delas foi reduzir o estoque nas lojas, uma vez que nem sempre o franqueado consegue investir o valor de seis meses de vendas.

Nesse contexto, revelou que as lojas da Chilli Beans trabalham com um estoque de três semanas. Além disso, a marca faz lançamentos semanais e trabalha a cada mês com pelo menos dois temas na criação dos produtos.

14. #PapoÍntimo com Caito Maia
Caito Maia, assim como Sandra Chayo, apostou no modelo de franquia para crescer sua marca. Imagem do Instagram @caitomaiaoficial 

Semelhanças com a experiência de Sandra Chayo na Hope

Sandra Chayo também compartilhou como a adesão ao modelo de franquia fez com que a Hope mudasse sua forma de produção. Antes, a marca de moda íntima lançava uma nova coleção a cada ano.

Ao entrar para o varejo, no entanto, os novos lançamentos se tornaram mais constantes, a fim de gerar recorrência em vendas para que os franqueados cresçam com a marca.

Qual é o novo negócio de Caito Maia no ramo de óculos?

Além da Chilli Beans, Caito iniciou uma marca nova, no ramo de óculos de grau. A ideia surgiu diante da demanda crescente durante a pandemia de Covid-19, porque as pessoas passavam mais tempo em frente às telas.

O negócio já conta com mais de 300 unidades franqueadas e sua expectativa é igualar o número de lojas como a da marca principal.

Um dos diferenciais, segundo ele, é tornar os óculos de grau um acessório para compor as produções. Assim, mesmo que tenham um ticket mais alto, é possível que o cliente queira comprar um modelo diferenciado que reflete sua personalidade.

Como foi a experiência de Caito Maia no Shark Tank?

Na conversa com Sandra Chayo, Caito também falou que no Shark Tank viu a possibilidade de impactar a vida de pessoas que estão iniciando seus negócios, chance que ele não teve em sua trajetória.

A experiência, de acordo com ele, também lhe rendeu aprendizados, ao ter contato com novas visões sobre o mercado. Aliás, entre os projetos em que investiu, alguns estão em expansão, já com 3 lojas abertas.

Impacto positivo para a marca

Caito também percebeu um reflexo positivo a partir da exposição que o programa ofereceu. Ele conta que pessoas que não o conheciam, se identificaram com seus ideais e então, se tornaram clientes da Chilli Beans.

Ele também teve contato com fãs de todas as idades, que o admiram e o veem como um exemplo. Por fim, disse que sua decisão em deixar a bancada do Shark Tank após seis temporadas foi o fim de um ciclo.

Em sua opinião, o programa ganha ao ter novas perspectivas e trazer pessoas diferentes para analisar os projetos apresentados.

Quais são os insights de Caito Maia em suas palestras?

Caito Maia também faz palestras para empreendedores e tenta despertar nos ouvintes a ideia de se diferenciar no mercado. Para ele, é uma oportunidade de dividir o que aprendeu na prática na construção do seu próprio negócio.

Para conferir esse e os demais episódios do podcast Papo Íntimo, se inscreva no canal do YouTube. Ainda, siga o perfil @papointimo.podcast para saber dos novos lançamentos.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *