lançamentos
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Transpiração excessiva: o que pode ser e o que fazer?

transpiração excessiva

Transpirar é um processo natural do nosso corpo, que tem o objetivo de regular a nossa temperatura e eliminar as toxinas, principalmente quando fazemos exercícios físicos. No entanto, em algumas pessoas, isso pode ser “além do normal” e causar muito desconforto. Isso se chama hiperidrose: é uma condição que causa transpiração excessiva, principalmente nas axilas, mãos, pés e virilhas.

Foto: Hans Reniers na Unsplash/Reprodução.

Além do problema físico, isso pode provocar complicações psicológicas, por motivos como a vergonha causada pelo suor em excesso. Dessa forma, essas pessoas podem passar a se excluir do ambiente social e ter problemas de relacionamentos, já que ficam constrangidas até mesmo para cumprimentar os outros com as mãos molhadas.

Então, bora juntas descobrir o que pode causar o problema e algumas dicas para melhorar? Afinal, ninguém merece ficar suando um monte por aí, né?

Quais são as possíveis causas da transpiração excessiva?

Identificar a causa é fundamental para você encontrar uma solução que seja eficiente para melhorar a transpiração excessiva.

Uma das causas da doença é o funcionamento inadequado de parte do sistema nervoso, que leva as mensagens do cérebro para as glândulas de suor, fazendo o organismo transpirar mais.

Outro fator é a tendência genética. Sendo assim, se alguém da família sofre com o problema, é comum que o restante também tenha.

Além disso, a transpiração em excesso pode ser consequência de problemas diversos como estresse, menopausa, distúrbios hormonais, diabetes, infecções ou hipertireoidismo.

Ah, alguns medicamentos também podem aumentar a sua transpiração como efeito colateral, como antidepressivos, antipsicóticos e medicamentos para hipertensão.

Como lidar com a transpiração excessiva no dia a dia?

Existem algumas estratégias que podem ajudar a controlar a transpiração excessiva e reduzir todo o desconforto que ela causa. Confira abaixo:

  • Use roupas leves e respiráveis feitas com materiais naturais, como algodão, seda ou linho, para permitir que a pele respire melhor. Além disso, evite usar sapatos plásticos, que podem ainda causar chulé nos seus pés;
  • Sempre se mantenha bem hidratada, bebendo bastante água durante o dia para ajudar o corpo a regular a temperatura;
  • Evite alimentos picantes e com alto teor de cafeína, que podem aumentar ainda mais a produção do seu suor;
  • Pratique técnicas de relaxamento, como meditação, yoga ou respiração profunda, para reduzir o estresse e a ansiedade, que podem desencadear a transpiração excessiva;
  • Considere o uso de desodorantes antitranspirantes ou medicamentos prescritos para ajudar a controlar o problema ao longo do dia;
  • Lave as regiões com frequência para evitar a proliferação de bactérias e eliminar o suor. Além disso, não se esqueça de secar bem as axilas após o banho;
  • Utilize talcos para ajudar a remover a umidade dos pés ao longo do dia.

Por último, mas não menos importante, procure orientação médica se a transpiração estiver afetando significativamente a sua qualidade de vida.

Afinal, ninguém melhor do que um médico para oferecer tratamentos adicionais, como toxina botulínica (o famoso botox) ou até mesmo cirurgia, dependendo da gravidade do problema.

Portanto, a transpiração excessiva pode ser uma condição – muito – desafiadora de lidar, mas a boa notícia é que existem várias opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar o problema. Com o cuidado adequado, é possível encontrar alívio e retomar o controle do seu corpo e da sua saúde 😉

Foto de Capa: Sarah Cervantes na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: